segunda-feira, 13 de abril de 2015

Estruturando as Estruturas Estruturais

Bom dia!!

Esse final de semana tive mais um módulo de pós graduação e foram estudos bem tensos, pois relembramos anatomia e fisiologia do tegumento. Esse ano faço 4 anos de formada e em todos cursos que fiz sempre senti falta desse aprofundamento em anatomia, pois é a partir da base que conseguimos construir um castelo bem forte, porém com esse tempo de formada percebi que aquilo que aprendi 8 anos atrás praticamente, não está tão fresco e fiquei literalmente hashtag xatyada.
Como boa samaritana, depois de queimar alguns neurônios, percebi que de nada valia continuar postando sobre técnicas, sobre disfunções, se nós não soubermos a estruturação da nossa pele, pois não conseguiremos matar nossas inimigas de inveja da nossa pele-de-pêssego-cor-de-rosa.
Então.....Começaremos dando nome aos bois:
Nossa pele faz parte de um sistema que se chama Sistema Tegumentar (Sério Brunna, que nós vamos falar de termos teóricos? Hashtag sim, porque somos profissionais procurando diferenciais). E o que esse sistema tem? Pasmem: ele constitui aproximadamente 20% do nosso peso corporal!

Constituintes da Pele:

  • DERME: Originária da mesoderme (láááááá do embrião!), formada por Tec. Conjuntivo, é a porção mais densa da pele composta de substância fundamental amorfa (material composto de GAG-Glicosaminoglicanos), sustentando a epiderme e atuando como lubrificante, e é nela que se encontram os órgãos anexos da pele, vasos sanguíneos e linfáticos, o músculo que ereta o pêlo, nervos e órgãos sensoriais. Ela é composta por colágeno e elastina(xô rugas e flacidez) e é rica em fibroblasto (benzadeus!), que é o fabricante dessas proteínas que são a base da sustentação da pele, também possui na SFA o ácido hialurônico(importante na hidratação da pele, pois a ua negatividade atrai cátions como o Na+ que retem água e contribuem para hidratação da matriz celular). É dividida em 2 partes: Papilar (em contato com epiderme) e Reticular (em contato com hipoderme).
  • EPIDERME: Originária de ectoderme (láááá de trás também), é constituida de Tec. Epitelial Estratificado Pavimentoso (oooooi?Bora reler moçaaaada!). É a camada mais superficial da pele que se divide em outras 5 camadas que servem como proteção e pode ter de 0.3mm até 3mm de espessura. Altamente renovável, o ciclo da camada mais baixa (basal) até a mais superficial(córnea) dura 28 dias. Suas 5 camadas são:


- Basal: Também chamada de germinativa por ser a base da renovação é composta de células tronco com intensa atividade mitótica, realiza a comunicação entre a derme e epiderme e possui 2 tipo de células: melanócitos (Células dendriticas responsáveis pela produção da proteína melanina) e queratinócitos (Responsáveis pela produção da proteina de proteção queratina). A junção da queratina e melanina forma a base da camada plástica da pele.
- Espinhosa: {(não é uma rosa e não é cheia de espinhos) Dert, podia ter ficado sem esse parêntese} Após  uma diferenciação, a célula que saiu da camada basal perde água e ganha um aspecto poligonal. O nome espinhosa vem dos demossomos (desmoquem??) que são elementos necessarios para para aumentar a adesão entre as células que recebem filamentos que que se projetam entre as células para troca de nutrientes e aumentando a aderência, protege contra traumas. É nessa camada que a célula começa a se especializar para produzir uma escleroproteina chamada creatina, que é mais dura e com baixa afinidade pela água. Subiiiiiiindo
- Granulosa: Aqui a célula já está em sua competência final de produzir queratina, e por ser rica em grânulos de queratina-hialina e de melanina, confere a proteção contra raios UV e por formar uma cobertura hidrolipidica, tem papel importante na da barreira hidrica.
- Lúcida: Entrando na terceira idade, aqui, o núcleo da célula já apresenta sinais de cansaço, digo, degeneração e no citoplasma, a maioria das organelas já desapareceu e a célula é parcialmente preenchida por queratina, que associada a cobertura glicolipidica, torna a membrana delas impermeável a fluidos. Quaaaaase la!
- Córnea: Agora sim chegamos no topo, essa é a camada mais superficial, é formada por várias camadas de células mortas totalmente ocupadas por queratina, que descamam continuamente e por onde é feita a absorção de cosméticos. Ela forma uma barreira impermeável para evitar a perda de fluidos corporais e proteger a pele contra microrganismos.
  • HIPODERME: Camada mais profunda, originária da mesoderme, esse preenchimento é o T-E-R-R-O-R! Formado de tecido adiposo (vulgo, BANHAS) e fibras, é vascularizado, tem como principais funções: reserva energética, proteção contra impactos e manter a temperatura corporal. Os principais lipideos são os triglicerídeos, que podem ser originários da alimentaçao, fígado ou sintetizado pela glicose no próprio adipócito. O tecido adiposo é classificado em 2 tipos: 
- Branco unilocular
- Marrom multilocular (Gordura de recém nascido, quase não está presente na fase adulta, é marrom pela alta quantidade de mitocôndrias dentro das células e tem propriedade termogênica)


  • ANEXOS: As glândulas (sebáceas, sudoríparas, ceruminosas, etc.), pelos e unhas são considerados anexos da pele.
- Glandulas Sudoríparas: Localizada na derme, é responsável pela produção do suor. Distribuídas pelo corpo todo, estão principalmente na sola dos pés, palma das mãos, axilas e testa. Ficam sobre controle térmico e manté a temperatura corporal.
-Glandulas Sebáceas: Localizada junto ao folículo piloso, produz sebo e expele o conteúdo gorduroso através da contração do músculo eretor do pelo, que serve como lubrificante da camada superficial da pele.
-Pelos: Formado por células queratinizadas, sua raíz se encontra no bulbo no folículo piloso. Eles não crescem continuamente, tendo um intervalo de alternância que pode durar de 2 a 7 anos. Existem 3 fases do crescimento do pêlo, e é impossível que todos se encontrem na mesma fase ao mesmo tempo.
            *Anágena (crescimento) - De 2 a 5 anos, 85% do pelos estão nessa fase.
            *Catágena (repouso) - De 2 a 4 semanas, 15% estão nessa fase, é a fase ideal para depilação pois o pelo é arrancado com a bainha epitelial, deixando a mostra a camada germinativa para ser destruida pelo laser.
            *Telógena (desprendimento) - De 5 a 6 semanas.

Resumindo tudo, quais seriam então as principais funções do sistema tegumentar?


  • Proteção contra choques mecânicos, radiação UV, agentes externos infecciosos e desidratação.
  • Regular a temperatura do corpo
  • Sensibilidade ao tato, pressão, dor e calor
  • Excretar sais minerais e água através da transpiração
  • Síntese de Vit. D
  • Absorção de substâncias
  • Fonte de energia para o organismo
Espero que tenham gostado do mini-enorme resumo de fisiologia! Nos próximos posts vocês entenderão a necessidade dessa pequena aula! Sempre estudar e buscar melhorar, para buscar uma estética mais científica e menos receita de bolo!

Hasta La Próxima!
BaBy!





Nenhum comentário:

Postar um comentário