terça-feira, 17 de março de 2015

Espinhacne! Que coisa inhécati!

Bon Jour!!!

Hoje vamos falar sobre Acne! Também conhecida como tenebrosa-terrivel-oportunista-quesóaparecenodiadabaladacomogatinho ESPINHA!




Começarei pelo começo fazendo introdução do principio básico iniciante:

Espinhas: O que são? De onde vem? Qual galáxia as perdeu? Qual a arma letal para exterminar essas inimigas com beijinho no ombro?

São lesões avermelhadas com bordas bem definidas, cheias de sebo, que inflamam com facilidade e surgem principalmente na adolescência, embora possam afetar indivíduos adultos.  Blablablablabla.




Resumindo: São pontinhos vermelhos incovenientes que aparecem em zonas com alta produção de glandulas sebaceas (Rosto, Costas e braços), que pode estar inflamadas, apresentando o ponto branco no meio, vulgarmente conhecido como pus. É uma dermatose (doença de pele) sem preconceito (atinge homens e mulheres, de qualquer cor ou credo e pode ser um problema para alguns até após os 25 anos)

São inumeros os fatores que causam a espinha, sendo os principais: Alimentação, estresse, alteração hormonal (mulher sofre com o tal do Ovário Policistico - Coisa indecente e incoveniente! Por isso também é mais comum na adolescencia e na gravidez), uso de corticóides, uso de produtos a base de oleo e falta de limpeza da pele. Todos esses fatores podem levar ao aumento da produção da "gordura" (sebo) na pele, o que facilita a obstrução dos óstios (poros), onde temos a formação do cravo (que falamos no post anterior) e essa condição favorece a ploriferação de agentes bacterianos (Propionibacterium acnes é o mais comumcausando um processo inflamatório naquela região.




Para tratar a pele acneica devemos primeiramente consultar um especialista para descobrir o fator que está causando a acne, pois de nada adianta fazer limpeza e peeling se não  tratarmos a causa, pois ela voltará a aparecer.

  • Uso de produtos cosméticos prórpio para pele oleosa e acneica são um grande aliado! Usar um bom sabonete proprio para o rosto e as vezes até com uma pequena porcentagem de ácido glicólico ou salicilico são uma mão na roda para melhorar a pele oleosa. E não, NÃO se deve lavar a pele oleosa várias vezes ao dia, isso vai acabar piorando a situação. Cremes secantes também ajudam muito nesse controle.
  • Quando a causa é o descontrole hormonal, a reposição para equilibrio é um tratamento válido para evitar as espinhas, como por exemplo o anticocepcional, que DEVE ser receitado pelo GINECOLOGISTA.
  • Um dos mais famosos tratamentos é a base de Isotretinoina, popularmente conhecido como Roacutam, é um pouco mais agressivo e APENAS o DERMATOLOGISTA pode prescrever ele, que deve ser muito bem acompanhado! Ele tem efeito antiinflamatório e antibacteriano.
  • Alimentação balanceada é a BASE DA VIDA galera! Evite alimentos muito gordurosos, frituras e açucar!
  • Beber moooooooooita água! Por que? Pois ela mantém o organismo hidratado e preparado para eliminar toxinas.
  • Não espremer nunca-ever-nunquita a espinha, pois manipular a lesão pode piorar a inflamação, aumentar a flora bacteriana e pode causar cicatrizes e manchas.
  • Limpeza de pele profunda profissional aliada a um bom peeling quimico também é uma forma de tratar a acne com resultados fantásticos!

Você sabia que não existe comprovação científica entre CHOCOLATE E ESPINHA? Na verdade é o açucar e gordura (base deliciosa) que existem no chocolate, e não o cacau (base marromenos necessária) que causa espinhas. Um estudo realizado com um grupo de pessoas que ingeriram chocolate com cacau e sem cacau mostrou que não houve tanta diferença significativa no surgimento de acne entre os 2 grupos! É pá ou quá??? Chocolate liberaaaaaaado para o delírio das chocólatras! Porém, entretanto, todavia, nossa silhueta infelizmente percebe a diferença! (Como eu soooofro!)


Para terminar, a acne é dividida em 4 estágios:


Então é isso!
Espero que tenham gostado da dica de hoje!

Hasta la Próxima Baby!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário