terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

E fez-se a luz....de Wood!


Boa tarde!! Você conheçe a Lâmpada de Wood?

Ultimamente tenho recebido vários pacientes que me relataram o aparecimento de manchas após as festanças de final de ano e viagens, e na consulta conto com um super aliado para avaliar a discromia e melhorar o tratamento do paciente, conhecida como Lâmpada de Wood!

Através da radiação luminosa emitida por ela na pele, ela penetra e é absorvida pelos granulos de melanina no nível em que eles se encontram, permitindo avaliar se ela está a nível dérmico (mais profundo) ou epídérmico(mais superficial).

A utilização da lâmpada nos ajuda a definir a extensão, o grau e a localização da lesão pigmentar de modo rápido e prático, o que facilita na hora de prescrever o tratamento indicado e grau de profundidade que ele deverá atingir para tratar a discromia.


Durante a avaliação, a mancha visível a olho nu e visível com uma cor mais enegrecida na luz de Wood é mais superficial, a nivel epidérmico.


A mancha visível a olho nu e não visível na luz de Wood, permanecendo apenas o violeta é mais profunda, a nível dérmico, logo, mais difícil de ser tratada.


A mancha visível a olho nu com alguns pontos enegrecidos e alguns pontos violetas, é uma mancha considerada mista, pois possui alteração a nível dérmico e epidérmico.


Lembrando que só a lâmpada não tem 100% de acurácia, precisando de avaliação na Luz branca e um bom conhecimento de um profissional capacitado!

A lâmpada também pode ser usada no auxilio para ver eficácia de protetor solar, veja o exemplo:


1- Sem protetor, 2- Protetor solar em pó compacto FPS 30 da ADCOS, 3- Protetor Solar Ultra FPS 55 da Adcos 3- Protetor Solar Normalize FPS 30 da Adatina



Hoje no mercado existem vários tipo de aparelhos que vem com essa lâmpada, os mais famosos são o Dermaview (caixote) e a Lupa de Wood. Minha opinião pessoal sobre os 2: 


  • O dermaview oferece um comodismo maior na avaliação, pois o paciente senta e de um lado de uma mesa voce avalia o rosto dele. Ele também possui a opção de luz branca e a luz de wood. Por ser mais fechado o local da avaliação, é possível obter uma boa visualização em sala que tem luminosidade e na parte do paciente tem um espelho, o que facilita na hora de mostrar pra ele o que estamos vendo. Contra: Ele é muito grande, ocupa muito espaço na cabine e o preço é bem mais salgado.
  • A lupa a maior vantagem é o preço dela e facilidade de locomoção e para guardar. Desvantagem é que não vem com a luz branca (eu sempre coloco a lanterna do celular do lado para avaliar), por ser amplo o visor dela, o ideal é sala totalmente vedada de luz, e como ela não possui espelho para o paciente ver o vemos, eu tiro foto e mostro depois durante a explicação do tratamento. Mas a pior desvantagem é o desconforto de ficar segurando. Porém hoje no mercado já existem os pedais para colocar a lupa.
Espero que tenham gostado das dicas de hoje!
Hasta La Próxima,


BaBy!

Nenhum comentário:

Postar um comentário