sábado, 7 de fevereiro de 2015

Hidroquinona: Hot or Not?

Após o post sobre Melasma, recebi alguns questionamentos sobre a utilização da Hidroquinona em seu tratamento, e resolvi escrever esse post para explicar um pouco mais sobre essa substância! 

É um composto orgânico derivado do petróleo utilizado no tratamento de manchas escurecidas na pele, pois tem a capacidade de conter a formação de melanina na pele. Vendido sob diversas denominações, ele funciona como um despigmentante, ajudando a inibir a produção de melanina pelas células e bloqueando seu acúmulo. Essa função é o que dá o efeito de diminuição das manchas escuras, marcas de acne e até mesmo sardas.




Durante seu uso, a hidroquinona pode causar uma hipersensibilidade da pele ao contato da luz solar, o que significa que ela estará mais propícia a desenvolver novas manchas (quanto mais sensível, mais fácil de ser agredida pelos raios solares, mais a pele se protege produzindo melanina), dai vem a importância de cuidar e proteger muito e pele durante o tratamento. Isso pode fazer com que o tratamento para uma área determinada acabe prejudicando outras.

Seu uso não deve ser prolongado e sempre deve ser acompanhado de um profissional capacitado para poder controlar o efeito rebote que ele pode causar, dentre eles manchas hipercromicas (escuras-ocronose exógena,) citadas acima que podem decorrer da sensibilidade causada pelo medicamento, que podem até serem revertidas, e manchas hipocromicas (brancas-leucomelanodermias) que não tem tratamento ( visto que ela é tóxica e pode 'matar' o melanócito, que perde a capacidade de produzir melanina naquela região) que conferem um aspecto de confete a pele. Há também o risco de reações alérgicas, como dificuldade respiratória, erupções cutâneas, vermelhidão, coceira, inchaço. Efeitos colaterais  como bolhas, pele ressecada e sensação de ardor. Além de tudo existem estudos que mostram o poder cancerígeno do farmaco, que utilizado de forma inadequada pode levar a danos hepáticos, alterações na tireóide e leucemia. Devido a todas essas reações, a hidroquinona é proibida em alguns países da Europa, Japão e Austrália.

Para minimizar seus efeitos colaterais, o ideal é começar com doses baixas e ir aumentando ao longo do tratamento. O ideal é usar o produto a noite, e pela manhã usar filtro solar, sempre lembrando de retoca-lo a cada 3h. Deve sempre ser acompanhado de um profissional e não usar mais de 3 meses consecutivos. Durante seu uso evitar ao máximo a exposição solar.

Mas e ai? Vou usar ou não? Isso eu sempre falo para meus pacientes que vai do amor ao ódio que você tem pelas manchas persistentes! Creio eu que existem métodos tão eficazes quanto, senão mais do que o uso de hidroquinona e que apresentam menos riscos para o paciente! Particularmente, a MINHA opinião? Não usaria! Mas o meu dever é repassar tudo que existe para vocês é mostrar o quão grande é nosso leque de opções!

Espero que tenham gostado! Deixem as dúvidas nos comentários que respondo sempre que possível!

Hasta Lá Próxima, BaBy! 




Nenhum comentário:

Postar um comentário