segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Gordura.....Para onde tu vais?



Boa tarde a todos!!!

Hoje vamos falar de um tema polêmico que discute uma informação errada que muitas vezes é passada para nosso pacientes por pessoas que não tem o devido conhecimento de fisiologia humana e vira e mexe recebo pacientes relatando que já ouviram isso de outros profissionais da área de saúde e estética, e a cada dia fico mais INCONFORMADA com a falta de instrução que os profissionais parecem ter!

GORDURA ELIMINADA PELA URINA E FEZES..........Verdade ou Mentira?



"It´s a BIG FAT LIE" - É uma ENORME MENTIRA!!





Os procedimentos estéticos que agem "quebrando a gordura" não são necessariamente ao pé da letra, não significa que ela será quebrada em gordurinhas e que bolinhas dela serão eliminadas na urina e nas fezes.
A gordura é um nutriente E é uma das fontes de energia do nosso organismo, e quando ela é quebrada (em acidos graxos e glicerol) essas particulas caem na corrente sanguinea, onde o glicerol transportado livremente até o fígado poderá ser usado na gliconeogenese (outra fonte de energia) e o acido graxo vira fonte de energia que deve ser consumida com atividade física. Uma vez essa energia não sendo utilizada, ambos voltam a se acumular em outro adipócitos (células de gordura), vindo daí a grande importância de aliarmos os procedimentos estéticos a atividades físicas!

Quando um tratamento estético consegue promover o metabolismo da gordura, fazer com que esse conteúdo saia do adipócito, esse lipídeo poderá ser metabolizado pelo fígado em forma de energia, caso esses lipídeos não sejam transformados em energia e utilizados eles serão novamente armazenados . Por isso falamos incansavelmente da necessidade em se aliar uma reeducação alimentar, uma atividade física ao tratamento estético para que os RESULTADOS sejam satisfatórios.

Como biomédica devo alertar que quando há gordura presente na urina, é sinal de Sindrome nefrótica, e isso deve ser acompanhado de perto pelo Nefrologista!





Então fica a dica! GORDURA NÃO SAI PELA URINA, VIRA FONTE DE ENERGIA, QUE SE NÃO ASSOCIADA COM EXERCÍCIOS FÍSICOS VOLTA A SER DEPOSITADA!


Antes de qualquer procedimento, procure saber sobre a formação do profissional, sobre sua habilitação e capacitação, pois uma coisa tão básica como fisiologia é indispensável em um atendimento de boa qualidade!

Espero que tenham gostado da dica!

Hasta la Proxima!
BaBy!

4 comentários:

  1. Sempre alerto minhas clientes quanto a isso , pasme mas já ouvi até professor de faculdade dizer que a gordura sai pela urina , parabéns pelo Blog que acabei de conhecer e já virei fã , coloquei este link em minha pagina , bjos sucesso .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!! Não veio o link junto! Tenta mandar de novo para eu acompanhar também!! Beijos!

      Excluir
  2. Saudações Biomedicas! Estou amando o seu Blog, sempre dou uma olhadinha aqui! Eu sempre escuto as minhas cliente falando que outros profissionais informaram pra elas, em tratamentos anteriores, que a gordura saí na urina. Bem, eu como Biomedico, meus ouvidos chegam a doer quando escuto tal afirmação. estou compartilhando no meu facebook. Beijos e Sucesso@

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela confiança Dr. Helio! Fico contente que está gostando! Fique a vontade para compartilhar! Beijos!

      Excluir